cabinho dos pneus do ônibus: Rodoar

Alguém já se perguntou porque raios existe aquele cabinho com molinha dos pneus dos ônibus???




Gente, eu sou do tipo curiosa e fico olhando tudo. Principalmente quando estamos cansados esperando aqueles ônibus que mais parece um pau de arara.

Então me deparei com o ônibus mais novos e que todos possuem o bendito cabinho com molinha.
Prender o pneu? Impossível, porque ele tem certa flexibilidade e não tem robustez o suficiente.


Descobri o que era durante um 'almoço cult' que tive alguns dias atrás.
Aquilo é um controle da pressão dos pneus.  Trocando em miúdos um calibrador, chamado de RODOAR .

Ele funciona  mesmo com o  veículo em movimento. Quando o pneu esvazia (seja por furo ou  normalmente ocorre queda de pressão) é enviado ao painel do motorista  um sinal. E assim dá pra regular a pressão.

Vemos que além de ônibus são amplamente usados  nos caminhões e em algumas motos mais potentes.




  Esse sistema garante que mesmo com pequenos furos o veículo rode  até encontrar  um lugar para  fazer os devidos reparos.



Segue abaixo uma descrição do funcionamento:
Circuito Pneumático

O ar comprimido que alimenta o painel é retirado da válvula auxiliar (Saída Acessórios 24 ou 26), não interferindo nos demais sistemas pneumáticos do veículo. O painel controla, regula e distribui, para as redes dianteira e traseira, o ar comprimido, que é transferido aos pneus através das juntas rotativas.
 

Componentes
Compressor do veículo

Reservatório de ar do veículo

Válvula de retenção

Chave de acionamento

Regulador de pressão

Manômetro

Junta rotativa

Válvula de retenção do pneu

Pneu

Outros eixos





Fonte: Acessorios 3 vias