Alguém já se perguntou porque raios existe aquele cabinho com molinha dos pneus dos ônibus???
Gente, eu sou do tipo curiosa e fico olhando tudo. Principalmente quando estamos cansados esperando aqueles ônibus
Então me deparei com o ônibus mais novos e que todos possuem o bendito cabinho com molinha.
Prender o pneu? Impossível, porque ele tem certa flexibilidade e não tem robustez o suficiente.
Descobri o que era durante um 'almoço cult' que tive alguns dias atrás.
Aquilo é um controle da pressão dos pneus. Trocando em miúdos um calibrador, chamado de RODOAR .
Ele funciona mesmo com o veículo em movimento. Quando o pneu esvazia (seja por furo ou normalmente ocorre queda de pressão) é enviado ao painel do motorista um sinal. E assim dá pra regular a pressão.
Vemos que além de ônibus são amplamente usados nos caminhões e em algumas motos mais potentes.
Esse sistema garante que mesmo com pequenos furos o veículo rode até encontrar um lugar para fazer os devidos reparos.
Segue abaixo uma descrição do funcionamento:
Circuito Pneumático
O ar comprimido que alimenta o painel é retirado da válvula auxiliar (Saída Acessórios 24 ou 26), não interferindo nos demais sistemas pneumáticos do veículo. O painel controla, regula e distribui, para as redes dianteira e traseira, o ar comprimido, que é transferido aos pneus através das juntas rotativas.
Componentes
Compressor do veículo
Reservatório de ar do veículo
Válvula de retenção
Chave de acionamento
Regulador de pressão
Manômetro
Junta rotativa
Válvula de retenção do pneu
Pneu
Outros eixos
Fonte: Acessorios 3 vias